Deslizar para cima

Prêmio Láurea Máxima Brasil Design de Interiores

 

 

A premiação do Láurea Máxima Brasil Design de Interiores, concurso da ABD de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de instituições que no país formam esse profissional teve lugar na Feira Revestir, no último dia 07 de março. Os três melhores projetos de cada um dos níveis de formação profissional – Cursos de nível superior, Bacharelados e Tecnologias e Cursos Técnicos de nível médio – foram selecionados por docentes indicados e sorteados entre as instituições que participaram do certame.

O conceito do concurso advoga a parceria entre a ABD e as instituições de ensino, que pré- selecionam para participação apenas os 30% melhores de seus TCCs, que seguem critérios e orientação didática dos respectivos cursos no que se refere a tema, conteúdo, desenvolvimento e escopo do projeto. Esse fato evidencia o nível de exigência praticado nas diferentes escolas e contribui para que cursos de mesmo nível de formação possam ter referenciais seguros para docentes e discentes de todo o país.

A avaliação dos trabalhos, tarefa considerada a alma do concurso, se deu através de sistema virtual onde os professores justificavam cada uma das notas atribuídas aos critérios previamente estabelecidos no regulamento. Na primeira etapa as aferições foram feitas de modo cego ou seja, não se conhecia a autoria e a origem dos projetos. Na etapa final, formadas novas comissões avaliadoras, evitou-se a participação de professores que tivessem projetos de seus cursos como semifinalistas, valorizando-se o distanciamento crítico necessário a uma avaliação de conteúdo.

Os nove projetos vencedores podem ser visualizados integralmente no site abd.org.br, sendo uma excelente oportunidade de se verificar os diferentes graus de complexidade dos trabalhos, de acordo ao nível da formação. Por sua importância ao valorizar a qualidade do ensino na área, o Prêmio atraiu um grande número de estudantes de escolas que não apenas exigem o TCC como requisito para a sua conclusão, mas que defendem o trabalho individual como o que mais benefícios traz para a capacitação discente.

No nível de Bacharelado, cursos superiores com carga horária mínima de 2400h, os três finalistas vêm do Curso de Composição de Interior da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição pública que mostrou a alta qualidade

dos projetos apresentados. Vilma Malheiros da Silva (Centro de Referência da Capoeira Carioca), Julia Pereira Soares (Espaço Cultural Samba Carioca) e Luiza Bezerra Villapouca (Centro de Referência da Capoeira Carioca), respectivamente classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, realizaram projetos com temas genuínos da cultura brasileira.

Entre os trabalhos oriundos dos Cursos Superiores de Tecnologia, com carga horária mínima de 1600h, tivemos como vencedores os trabalhos de alunos de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre: em primeiro lugar, Lilian Schultz Kater (Biblioteca Municipal), do Instituto Europeu de Design, SP; em segundo lugar, Daniel de Andrade Coelho (Casa Vagalume), da Universidade Candido Mendes, RJ; e em terceiro lugar, Luiza Luz Zenker (Lugar de Gato), da Universidade Luterana do Brasil, RS.

A prevalência de temas residenciais na categoria dos Cursos Técnicos, que totalizam carga horária de 800h, pode ser observada: Patrícia Saldanha (Residência de Casal), da Escola Técnica Estadual Ernesto Dornelles, RS, foi a primeira colocada; em segundo lugar, Giovana Giraldi Fornazieri (Casa de um Jovem Casal), da Escola Pro Arte , SP; e em 3o lugar, com tema comercial, pela Escola Art e Design (Cafeteria Urbana), SP, a aluna Nívia Naiara Souza Braga.

Enquanto as comissões avaliadoras obedeceram a rigorosos critérios de qualidade na aferição dos trabalhos vencedores, uma etapa de votação aberta trouxe ludicidade ao certame, cabendo o maior número de votos à Giovana Giraldi Fornazieri (Casa de um Jovem Casal), da Escola Pro Arte , SP que ganhou o prêmio de viagem nacional.

Com a primeira edição do Láurea Máxima Brasil Design de Interiores, a ABD fundamentou aquele que se firma como o maior concurso da área de Design de Interiores no país, ao premiar os melhores produtos das melhores de nossas escolas. Designers de Interiores contam agora com esse evento no calendário anual. Os resultados alcançados contribuem para consolidar a recém-regulamentada profissão de Design de Interiores, que pode finalmente mostrar a alta qualidade de nossa formação acadêmica.

Nora Geoffroy Diretora Acadêmica

Author avatar
Lari Fernandes
https://acasadabaronesa.com.br
A Trend Produções e Eventos é uma empresa de marketing de relacionamento com compromisso de oferecer à sua empresa, um modelo diferenciado de relacionamento, exclusivo ao seu segmento e mercado. Para isso, utiliza o Canal A Casa da Baronesa, veículo de comunicação que atua no segmento de arquitetura e decoração há cinco anos. O canal possui Instagram, Facebook, Youtube e Site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.